Cerca de 3 milhões de estudantes da rede pública estadual e municipal de ensino ficam sem aulas na Bahia nesta terça-feira (16). Os professores aderiram à paralisação nacional da categoria. Em Salvador, escolas como Evaristo da Veiga e Manoel Devoto amanheceram com portões fechados.
De acordo com Luciano Cerqueira, diretor educacional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a categoria reivindica o pagamento do piso salarial nacional, de R$ 1.187 - conforme pauta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)-, e Plano Nacional de Educação para a década 2011 a 2020. “Precisamos da aprovação do plano e queremos que esse piso seja pago principalmente pelas prefeituras do interior”, afirmou.
Os professores se reúnem em um Seminário às 9h de hoje no auditório das Faculdades Olga Metting, na Mouraria. Logo em seguida, por volta das 13h, a categoria segue em carreata pelas principais vias do centro da cidade.
Em Feira de Santana os professores da rede muncipal decidiram, em assembléia realizada dia 10, suspender as atividades de 16 a 19 de agosto, após uma série de rodadas de negociação "sem sucesso", segundo a associação da categoria. A Secretaria de Educação do município considera a decisão "descabida".
FONTE: Jornal A tarde
Foto: Mário Angelo S. Barreto
terça-feira, 16 de agosto de 2011
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Roberto Cidade administra oficina de fotografia no Magalhães Neto
| A Psicóloga, Márcia Fiuza, observa as técnicas fotográficas |
| Alunos ficaram atentos na oficina de fotografia do CEMPMN |
O servidor do CEMPMN e também fotógrafo, Roberto Cidade, administrou uma oficina de fotografia, quarta-feira, 13 de julho, com os alunos e interessados do Magalhães Netto.
O fotógrafo deu dicas de como utilizar melhor a máquina digital e fez comparações com as máquinas profissionais. Demonstrou erros básicos que comprometem a boa fotografia e disse que todos são capazes de se aventurar na arte do clique.
O curso foi promovido pelo Núcleo de Psicologia, com total apoio da Direção Escolar. Agora, vamos aguardar os resultados e desejamos receber em nosso blog bonitas e interessantes fotos.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Aulas começam no ritmo do EMAN
| A nossa meta é ampliar o IDEB da escola e se manter com o maior índice da Zona Metropolitana. |
Aulas voltaram dia 04 com toda a intensidade e os alunos já entraram no ritmo. Revisões e pendências estão sendo trabalhadas, já visando o EMAN que acontece do dia 14 ao dia 19 de julho.
Segundo os professores, os pais devem ficar atentos na rotina dos filhos. É preciso trabalhar a disciplina e construir, junto com os filhos, um plano diário de estudo. “Não se pode deixar para estudar os conteúdos horas antes das avaliações”, ensina a Direção.
Conversando com alguns alunos pelos corredores da escola, o Vice-Diretor Mário Ângelo S. Barreto, percebeu que muitos desejam superar as médias da I Unidade, principalmente em Português e Matemática. Mas ainda há alunos desatentos, que até mesmo os trabalhos de pesquisa perderam os prazos estabelecidos pelos professores.
O tempo não para. Pensando nisso, a Direção do CEMPMN deseja atitude imediata de alguns alunos perante os estudos. Os exames do EMAN são questões unificadas e o aluno que seguiu as orientações do mestre certamente terá sucesso nos resultados.
Fiquem atentos:
Dia 14/07 – Exatas e Artes (Matemática e artes)
Dia 15/07 – Saúde e Vida (Educação Física e Ciências)
Dia 18/07 – Linguagem (Português, inglês e Redação)
Dia 19/07 – Humanas (Religião, História e Geografia)
sexta-feira, 10 de junho de 2011
CEMPMN entra em recesso homenageando as festas juninas
| Grupo Musical composto de alunos do CEMPMN se apresentaram |
| Alunos apresentaram casamento da roça |
| Alunos dançaram ao ritimo do forró moderno |
O Magalhães Netto realizou dia 10 de junho o encerramento das aulas do primeiro semestre com muito forró e apresentações juninas. Alunos dramatizaram o casamento na roça, outros dançaram o chamado forró moderno.
A festa ocupou o salão principal da escola, que contou com a decoração típica, pensada pelas professoras de artes e confeccionada pelos alunos. Segundo a professora Lene, “quando os alunos são responsáveis pela execução do projeto, eles mesmos conservam”.
Para a Direção escolar, os estudantes merecem sempre atividade festiva, mesmo com toda a violência social que enfrentamos nos dias de hoje. Para manter a harmonia do evento, a Direção só permitiu a entrada dos alunos com a camiseta oficial da escola.
As aulas no CEMPMN retornaram no dia 04 de julho. Professores orientam aos pais que devem auxiliar os filhos com leituras diárias mesmo em período de férias. Muitas atividades também foram construídas em sala para serem resolvidas durante o recesso.
Justiça autoriza universitária sem o ensino médio a cursar Medicina
![]() |
| Isabel Tolentino foi da 8ª série direto para a faculdade de medicina |
A estudante de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Isabel Tolentino, de 16 anos, ingressou no curso por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O problema é que, até duas semanas, ela frequentava a faculdade e o ensino médio ao mesmo tempo.
A universitária recorreu à Justiça para garantir seu ingresso na instituição de ensino superior e o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Joenildo de Souza Chaves, permitiu que a garota continuasse os estudos apenas na UFMS. Segundo o desembargador, a limitação de idade para cursar a faculdade refere-se apenas à “capacidade intelectual da pessoa” e, segundo ele, os impedimentos deixariam de existir por Isabel ter provado os seus conhecimentos no Enem.
“O ensino médio se preocupa em questões específicas, já o Enem é mais amplo. Tanto que só passei porque fiz um cursinho para o Enem”, disse a adolescente. Já como graduanda em medicina, Isabel enfrentou sua primeira prova. “Tirei dez”, disse, sorrindo, a futura médica. Informações do UOL.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Projeto Escola Legal discute vários temas no CEMPMN
O Projeto Escola legal, criado pelo Núcleo de Psicologia, tem por objetivo unir os conhecimentos da Psicologia, Direito e Serviço Social, objetivando trabalhar de forma preventiva através de um ciclo de Palestras mensais, Oficinas com temas como Violência na Escola, Patrimônio Público, Bullying, Vida sexual na adolescencia, DSTs etc, além de atendimento personalizado, levando informação e orientação aos pais e alunos do CEMPMN.
No dia 25 de Maio do ano em curso, foi realizada no auditório do CEMPMN às 14:00h, a primeira palestra destinada aos pais, com o tema "Escola Pública: patrimônio de todos", com a finalidade de identificar o Domínio público, formas de exteriorização, a classificação dos bens públicos e da escola pública, sua finalidade, o processo de aquisição dos bens públicos, formas de depredação do patrimônio e conservação do mesmo, a quem serve e qual a necessidade de conservá-lo para as próximas gerações. Enfatizando sempre que a educação começa em casa, e que o aluno (criança ou adolescente) aprende e reproduz o que aprendeu pelo cuidado e atenção que recebe do núcleo familiar, e quando os pais descuidam do seu papel, ele descuida na escola, com reflexos nótorios de comportamento e até rendimento, demandando uma participação mais efetiva na educação de seus filhos começando pela presença efetiva e participativa na vida escola dos seus.
Fonte: Núcleo de Psicologia
Assinar:
Postagens (Atom)

