terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cidade tem melhor educação do país segundo Ideb

Cidade paulista tem melhor IDEB do país
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado pela Revista Veja no domingo mostra que Marília teve a melhor avaliação do setor entre todas as cidades do país. A escola municipal Edméa Braz Rojo Sola, na zona norte, teve nota recorde de 7,5 pontos.

A notícia tomou repercussão nacional e mostra que no geral a cidade também teve a melhor nota: 6,4 pontos. Depois vem Foz do Iguaçu (PR) e Franca (SP) com 6,2, Americana com 6,1, e Divinópolis (MG) com 6.

O Ideb é medido pelo MEC e se baseia nos números de evasão e repetência e no resultado da Prova Brasil, realizada anualmente com alunos de 5º ano do ensino básico.

Para a diretora da escola Edméa Sola, Márcia Vinholo, a nota é resultado do comprometimento com a educação de qualidade que a equipe adotou desde a inauguração em 2007.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estudante tira nota máxima na redação do Enem: mil pontos

'Não é um dez! É um mil!' Essa foi a reação da estudante Nayara Neves Covo ao saber que recebeu a nota máxima na redação da última edição do Enem. 'Pensava
que tinha ido bem, mas não tão bem. E por ser mil, e não dez como de costume, parece que fui até melhor', brinca ela.
Nayara estudava no Objetivo Integrado no ano passado e inscreveu-se no Enem para conseguir uma vaga em Engenharia Química. Com a nota no exame, conseguiu
passar na UFSCar e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Colecionou outras aprovações, na Unicamp e na Fuvest. Escolheu a USP.
'Geralmente eu ia mal na redação. Mas comecei a treinar e fazia duas por semana', explica ela, hoje com 18 anos. Também se preparou com textos de revistas e
jornais. Para quem seguiu ou não essa receita, a dica da nota mil no Enem é em relação à estrutura do texto. 'O primeiro parágrafo usei para a introdução.
Depois mais dois ou três parágrafos para o desenvolvimento da argumentação. E o último para a conclusão.' Nayara também se organizou. 'Separei os assuntos
que queria falar e só depois comecei a escrever. Fiz um rascunho e depois passei a limpo. Deu certo.'
A avaliação da redação vai de uma escala de zero a mil. Dois corretores leem o texto e atribuem uma nota. Se houver divergência acima 300 pontos, a redação
segue para um terceiro corretor. Para alcançar um resultado como o da Nayara, é preciso convencer dois corretores de que o texto é mil.
Receita
NAYARA NEVES COVO
ESTUDANTE QUE TEVE NOTA MÁXIMA NA REDAÇÃO EM 2010
'O ideal é organizar o tempo. Usei dois terços do prazo para as questões e o resto, para escrever a redação.'

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Concurso da Beleza Negra

O Magalhães Netto estará promovendo este mês o Concurso da Beleza Negra. Todos os alunos que se identifiquem com a cultura afro podem se inscrever.
A direção do CEMPMN acredita que atividades assim podem contribuir com a afirmação da raça negra, já que Madre é um município com ampla participação da negritude.  Além do concurso, o Magalhães Netto realizará uma série de atividades envolvendo a cultura afro-descendente com o objetivo de fortalece a consciência negra.  

Assista ao vídeo (trabalho do prof. Jorge Mota)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Setembro é o mês dos surdos

Dia 10 – Manifestação pelo dia mundial das línguas de sinais, quando ocorrerão atividades em todo o mundo, como o objetivo de valorizar o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais

Dia 26 – Dia Nacional do surdo, data reconhecida pela LEI 11.976/08 e escolhida em homenagem à fundação da primeira escola de surdos do Brasil, o INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES). Diversas atividades sociais e políticas serão realizadas em todo o país, na defesa dos surdos.

Texto: pesquisado pelos estudantes surdos do CEMPMN

domingo, 4 de setembro de 2011

Província argentina dá US$ 1,2 mil a alunos que completarem a escola

Marcia Carmo - BBC Brasil

A província argentina de San Luis começou a pagar uma recompensa de US$ 1,2 mil a alunos de escolas públicas e privadas que completarem o segundo grau. A medida engloba um total de 130 mil estudantes. O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa de San Luis e entrou em vigor este ano.
"Foi a forma original que encontramos para incentivá-los a não repetir de ano ou a deixar os estudos", disse o secretário de Educação de San Luis, Marcelo Sosa.
Nesta semana, os primeiros 2,5 mil estudantes de segundo grau que vão concluir os estudos em dezembro receberam a recompensa. Outros 1,5 mil alunos que repetiram de ano não foram habilitados para receber o prêmio, contou o secretário. Terão de buscar a aprovação no ano que vem para receber a recompensa.
O dinheiro foi pago na moeda americana, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação. 
O dólar é tradicionalmente a moeda que os argentinos costumam usar na hora de poupar ou comprar imóveis, por exemplo.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Professores param e deixam cerca de 3 milhões sem aulas

Cerca de 3 milhões de estudantes da rede pública estadual e municipal de ensino ficam sem aulas na Bahia nesta terça-feira (16). Os professores aderiram à paralisação nacional da categoria. Em Salvador, escolas como Evaristo da Veiga e Manoel Devoto amanheceram com portões fechados.

De acordo com Luciano Cerqueira, diretor educacional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a categoria reivindica o pagamento do piso salarial nacional, de R$ 1.187 - conforme pauta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)-, e Plano Nacional de Educação para a década 2011 a 2020. “Precisamos da aprovação do plano e queremos que esse piso seja pago principalmente pelas prefeituras do interior”, afirmou.

Os professores se reúnem em um Seminário às 9h de hoje no auditório das Faculdades Olga Metting, na Mouraria. Logo em seguida, por volta das 13h, a categoria segue em carreata pelas principais vias do centro da cidade.

Em Feira de Santana  os professores da rede muncipal decidiram, em assembléia realizada dia 10, suspender as atividades de 16 a 19 de agosto, após uma série de rodadas de negociação "sem sucesso", segundo a associação da categoria. A Secretaria de Educação do município considera a decisão "descabida".

FONTE: Jornal A tarde
Foto: Mário Angelo S. Barreto

Não haverá aula no Magalhães Netto