sábado, 19 de novembro de 2011

Magalhães Netto homenageia a Consciência Negra

A aluna Keliane, 7F, foi a vencedora do Beleza Afro 2011
Alunos preparam murais para exposição
Atividades diversas fizeram parte do Magalhães Netto durante o mês de Novembro em homenagem o dia da consciência negra. Músicas, danças, exposição e o desfile da Beleza Afro foram ações paradidáticas realizadas por alunos e professores.

Madre de Deus é uma cidade com uma população negra considerável. Tal realidade ficou evidente com ampla presença de alunos negros expondo sua arte, cultura e inteligência durante o evento.

As comemorações ainda continuam até dia 01 de dezembro quando os alunos do noturno (EJA) divulgaram suas atividades na “Noite Cultural da Diversidade”.

Estudantes e Professores estudaram fora do Magalhães

Peça que aborda sobre a Conjuração do Alfaiates utilizou efeitos e um bom texto

Alunos do CEMPMN assistiram atentamente a peça na Concha Acústica - TCA.
Os estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos foram a Concha Acústica, Salvador e assistiram a peça de teatro “Búzios: A Conspiração dos Alfaiates”, que retrata a saga de um dos raros e mais significativos levantes realmente populares da História do Brasil. 

Os professores avaliaram como extremamente importante a presença de parte dos alunos ao teatro, principalmente para assistir a uma peça rica em detalhes e em informação.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Noite Cultural da Diversidade


Os estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos do Complexo de Educação Municipal Professor Magalhães Netto convida a comunidade de Madre de Deus para participar da I NOITE CULTURAL DA DIVERSIDADE, intitulada “Madre de Deus: por uma cidade sem discriminação e sem preconceito”, que tem por objetivo socializar o debate acerca das questões que permeiam a temática da diversidade realizado durante a unidade escolar.

Durante o evento, os estudantes apresentarão trabalhos elaborados sob a orientação dos professores, além de contar com apresentações culturais da comunidade.

Sua participação é muito bem vinda e aguardada!

DATA: 01 de dezembro de 2011
HORÁRIO: A partir da 19h

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Magalhães Netto vai ao Teatro


Os estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos irão a Concha Acústica, no próximo dia 10/12/2011 para assistir a peça de teatro “Búzios: A Conspiração dos Alfaiates que retrata a saga de um dos raros e mais significativos levantes realmente populares da História do Brasil. 

Visite o blog da Peça
http://www.conspiracaodosalfaiates.blogspot.com/

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cidade tem melhor educação do país segundo Ideb

Cidade paulista tem melhor IDEB do país
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado pela Revista Veja no domingo mostra que Marília teve a melhor avaliação do setor entre todas as cidades do país. A escola municipal Edméa Braz Rojo Sola, na zona norte, teve nota recorde de 7,5 pontos.

A notícia tomou repercussão nacional e mostra que no geral a cidade também teve a melhor nota: 6,4 pontos. Depois vem Foz do Iguaçu (PR) e Franca (SP) com 6,2, Americana com 6,1, e Divinópolis (MG) com 6.

O Ideb é medido pelo MEC e se baseia nos números de evasão e repetência e no resultado da Prova Brasil, realizada anualmente com alunos de 5º ano do ensino básico.

Para a diretora da escola Edméa Sola, Márcia Vinholo, a nota é resultado do comprometimento com a educação de qualidade que a equipe adotou desde a inauguração em 2007.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estudante tira nota máxima na redação do Enem: mil pontos

'Não é um dez! É um mil!' Essa foi a reação da estudante Nayara Neves Covo ao saber que recebeu a nota máxima na redação da última edição do Enem. 'Pensava
que tinha ido bem, mas não tão bem. E por ser mil, e não dez como de costume, parece que fui até melhor', brinca ela.
Nayara estudava no Objetivo Integrado no ano passado e inscreveu-se no Enem para conseguir uma vaga em Engenharia Química. Com a nota no exame, conseguiu
passar na UFSCar e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Colecionou outras aprovações, na Unicamp e na Fuvest. Escolheu a USP.
'Geralmente eu ia mal na redação. Mas comecei a treinar e fazia duas por semana', explica ela, hoje com 18 anos. Também se preparou com textos de revistas e
jornais. Para quem seguiu ou não essa receita, a dica da nota mil no Enem é em relação à estrutura do texto. 'O primeiro parágrafo usei para a introdução.
Depois mais dois ou três parágrafos para o desenvolvimento da argumentação. E o último para a conclusão.' Nayara também se organizou. 'Separei os assuntos
que queria falar e só depois comecei a escrever. Fiz um rascunho e depois passei a limpo. Deu certo.'
A avaliação da redação vai de uma escala de zero a mil. Dois corretores leem o texto e atribuem uma nota. Se houver divergência acima 300 pontos, a redação
segue para um terceiro corretor. Para alcançar um resultado como o da Nayara, é preciso convencer dois corretores de que o texto é mil.
Receita
NAYARA NEVES COVO
ESTUDANTE QUE TEVE NOTA MÁXIMA NA REDAÇÃO EM 2010
'O ideal é organizar o tempo. Usei dois terços do prazo para as questões e o resto, para escrever a redação.'

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Concurso da Beleza Negra

O Magalhães Netto estará promovendo este mês o Concurso da Beleza Negra. Todos os alunos que se identifiquem com a cultura afro podem se inscrever.
A direção do CEMPMN acredita que atividades assim podem contribuir com a afirmação da raça negra, já que Madre é um município com ampla participação da negritude.  Além do concurso, o Magalhães Netto realizará uma série de atividades envolvendo a cultura afro-descendente com o objetivo de fortalece a consciência negra.  

Assista ao vídeo (trabalho do prof. Jorge Mota)