quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Setembro é o mês dos surdos

Dia 10 – Manifestação pelo dia mundial das línguas de sinais, quando ocorrerão atividades em todo o mundo, como o objetivo de valorizar o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais

Dia 26 – Dia Nacional do surdo, data reconhecida pela LEI 11.976/08 e escolhida em homenagem à fundação da primeira escola de surdos do Brasil, o INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES). Diversas atividades sociais e políticas serão realizadas em todo o país, na defesa dos surdos.

Texto: pesquisado pelos estudantes surdos do CEMPMN

domingo, 4 de setembro de 2011

Província argentina dá US$ 1,2 mil a alunos que completarem a escola

Marcia Carmo - BBC Brasil

A província argentina de San Luis começou a pagar uma recompensa de US$ 1,2 mil a alunos de escolas públicas e privadas que completarem o segundo grau. A medida engloba um total de 130 mil estudantes. O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa de San Luis e entrou em vigor este ano.
"Foi a forma original que encontramos para incentivá-los a não repetir de ano ou a deixar os estudos", disse o secretário de Educação de San Luis, Marcelo Sosa.
Nesta semana, os primeiros 2,5 mil estudantes de segundo grau que vão concluir os estudos em dezembro receberam a recompensa. Outros 1,5 mil alunos que repetiram de ano não foram habilitados para receber o prêmio, contou o secretário. Terão de buscar a aprovação no ano que vem para receber a recompensa.
O dinheiro foi pago na moeda americana, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação. 
O dólar é tradicionalmente a moeda que os argentinos costumam usar na hora de poupar ou comprar imóveis, por exemplo.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Professores param e deixam cerca de 3 milhões sem aulas

Cerca de 3 milhões de estudantes da rede pública estadual e municipal de ensino ficam sem aulas na Bahia nesta terça-feira (16). Os professores aderiram à paralisação nacional da categoria. Em Salvador, escolas como Evaristo da Veiga e Manoel Devoto amanheceram com portões fechados.

De acordo com Luciano Cerqueira, diretor educacional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a categoria reivindica o pagamento do piso salarial nacional, de R$ 1.187 - conforme pauta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)-, e Plano Nacional de Educação para a década 2011 a 2020. “Precisamos da aprovação do plano e queremos que esse piso seja pago principalmente pelas prefeituras do interior”, afirmou.

Os professores se reúnem em um Seminário às 9h de hoje no auditório das Faculdades Olga Metting, na Mouraria. Logo em seguida, por volta das 13h, a categoria segue em carreata pelas principais vias do centro da cidade.

Em Feira de Santana  os professores da rede muncipal decidiram, em assembléia realizada dia 10, suspender as atividades de 16 a 19 de agosto, após uma série de rodadas de negociação "sem sucesso", segundo a associação da categoria. A Secretaria de Educação do município considera a decisão "descabida".

FONTE: Jornal A tarde
Foto: Mário Angelo S. Barreto

Não haverá aula no Magalhães Netto


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Roberto Cidade administra oficina de fotografia no Magalhães Neto

A Psicóloga, Márcia Fiuza, observa as técnicas fotográficas

Alunos ficaram atentos na oficina de fotografia do CEMPMN

O servidor do CEMPMN e também fotógrafo, Roberto Cidade, administrou uma oficina de fotografia, quarta-feira, 13 de julho, com os alunos e interessados do Magalhães Netto.

O fotógrafo deu dicas de como utilizar melhor a máquina digital e fez comparações com as máquinas profissionais. Demonstrou erros básicos que comprometem a boa fotografia e disse que todos são capazes de se aventurar na arte do clique.

O curso foi promovido pelo Núcleo de Psicologia, com total apoio da Direção Escolar. Agora, vamos aguardar os resultados e desejamos receber em nosso blog bonitas e interessantes fotos.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Aulas começam no ritmo do EMAN


A nossa meta é ampliar o IDEB da escola e se manter com o maior índice da Zona Metropolitana.

Aulas voltaram dia 04 com toda a intensidade e os alunos já entraram no ritmo. Revisões e pendências estão sendo trabalhadas, já visando o EMAN que acontece do dia 14 ao dia 19 de julho.

Segundo os professores, os pais devem ficar atentos na rotina dos filhos. É preciso trabalhar a disciplina e construir, junto com os filhos, um plano diário de estudo. “Não se pode deixar para estudar os conteúdos horas antes das avaliações”, ensina a Direção.

Conversando com alguns alunos pelos corredores da escola, o Vice-Diretor Mário Ângelo S. Barreto, percebeu que muitos desejam superar as médias da I Unidade, principalmente em Português e Matemática. Mas ainda há alunos desatentos, que até mesmo os trabalhos de pesquisa perderam os prazos estabelecidos pelos professores.

O tempo não para. Pensando nisso, a Direção do CEMPMN deseja atitude imediata de alguns alunos perante os estudos. Os exames do EMAN são questões unificadas e o aluno que seguiu as orientações do mestre certamente terá sucesso nos resultados.

Fiquem atentos:

Dia 14/07 – Exatas e Artes (Matemática e artes)
Dia 15/07 – Saúde e Vida (Educação Física e Ciências)
Dia 18/07 – Linguagem (Português, inglês e Redação)
Dia 19/07 – Humanas (Religião, História e Geografia)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CEMPMN entra em recesso homenageando as festas juninas


Grupo Musical composto de alunos do CEMPMN se apresentaram
Alunos apresentaram casamento da roça
Alunos dançaram ao ritimo do forró moderno
O Magalhães Netto realizou dia 10 de junho  o encerramento das aulas do primeiro semestre com muito forró e apresentações juninas. Alunos dramatizaram o casamento na roça, outros dançaram o chamado forró moderno.

A festa ocupou o salão principal da escola, que contou com a decoração típica, pensada pelas professoras de artes e confeccionada pelos alunos. Segundo a professora Lene, “quando os alunos são responsáveis pela execução do projeto, eles mesmos conservam”.

Para a Direção escolar, os estudantes merecem sempre atividade festiva, mesmo com toda a violência social que enfrentamos nos dias de hoje. Para manter a harmonia do evento, a Direção só permitiu a entrada dos alunos com a camiseta oficial da escola.

As aulas no CEMPMN retornaram no dia 04 de julho. Professores orientam aos pais que devem auxiliar os filhos com leituras diárias mesmo em período de férias. Muitas atividades também foram construídas em sala para serem resolvidas durante o recesso.