Disciplinas

HISTÓRIA (8 Série)


Professor Mário Ângelo S. Barreto

Alunos em Recuperação Paralela


RECUPERAÇÃO PARALELA DE HISTÓRIA
Prof. Mário Ângelo S. Barreto


8ª A

1.       JORLANDA ALVES 

8ª B 

1.       CARIANE DA CRUZ CONCEIÇÃO
2.       GEOVANE OLIVEIRA  VASCONCELOS
3.       LUANA SILVA DE JESUS
4.       REBECA SOUZA CRUZ
5.       WESLEY MATHEUS ROCHA FRAZÃO

8ª C

1.       ADRIELE SANTOS BARBOSA
2.       ALESSANDRO SOUZA DOS SANTOS
3.       ALANN HENNESON SILVA DOS SANTOS
4.       CLAURIANE ALVES DA SILVA
5.       DAVI JEAN SANTANA LIMA
6.       FERNANDO DE JESUS SANTOS
7.       GLEIDSON CONCEIÇÃO DA SILVA
8.       ITALA VITORIA MOREIRA DINIZ
9.       JEAN YURI TEOFILO SILVA
10.   LORENA YASLANE NERES
11.   PABLO SANTOS DOS SANTOS
12.   VANDERSON FELIPE DE JESUS SANTOS
13.   VICTOR TEIXEIRA CIRNE ÁSPERA
14.   WELISSON BEHRMANN NUNES 

8ª D

1.       JEFERSON DE JESUS SILVA
2.       JOÃO ARGEU QUEIROZ DOS SANTOS
3.       LARISSA DA SILVA MOTA
4.       LETICIA SANTIAGO DA SILVA
5.       LUANA SANTANA ALMEIDA DOS SANTOS
6.       THAYLLA DO AMOR DIVINO GONÇALVES

8ª E

1.       CAROLINE TRAVASSOS BARBOSA
2.       CRISTINA CAMILA QUEIROS DOS SANTOS
3.       DANIEL SANTANA DA COSTA
4.        DANIELA SOUZA DE JESUS
5.       ELIVELTON DA SILVA DOS SANTOS
6.       FLAVIO ROGÉRIO XAVIER DA SILVA
7.       GLEICILENE ALVES DE ALMEIDA
8.       HELLEN CASSIA SILVA DE JESUS
9.       JESSICA ALVES SANTOS
10.   KELLY ANNE LIMA COSTA
11.   LAIZE DE JESUS DA CRUZ
12.   LUCAS LUIZ BERNARDES ALVES
13.   LUCIVAL DE JESUS A. NUNES

8ª F
1.       ABEL NEVES DA SILVA
2.       CLEITON DOS SANTOS SILVA
3.       DAVI ROQUE DA SILVA VITORIO
4.       ELIVELTON CONCEIÇÃO BARBOSA
5.       EMMERSON SANTIAGO VITORIO
6.       FELIPE FELLIKES
7.       FLAVIA NUNES LIMA
8.       FREDSON PRAZERES DE SÃO PEDRO
9.       GEYSA  LOPES DE JESUS
10.   JOSINEY BRITO DA CONCEIÇÃO
11.   LAIS DOS SANTOS DIAS
12.   MARCELA JANAINA ANDRADE DA SILVA
13.   NATALIA SANTIAGO DE SANTANA
14.   SAMMUEL DE SOUZA SANTOS
15.   VINICIUS DE JESUS BISPO
16.   WANDERSON SILVA GONÇALVES
17.   JHONATHAN DA CONCEIÇÃO COSTA

8ª G 

1.       GABRIEL REIS  RAMOS DA PAIXÃO
2.       JULIANA SANTOS MATOS
3.       KEVIN ANTONIO DA SILVA SANTOS
4.       SUZANA AMORIN
5.       VITORIA APARECIDA  S. DOS SANTOS
6.       WENDEL SILVA DO NASCIMENTO

I UNIDADE

Avaliações:

a) Atividades do Caderno e Módulo
b) Testes
c) EMAN

Conteúdos para o EMAN


1 - Noções de Históriografia;
1.1 - Conceitos de: história, política; ideologia, capitalismo e revolução.

2 - Formação do Estado Nacional Moderno
  2.1 - Crise do Sistema Feudal e Formação do Capitalismo
  2.2 - Características do Estado Moderno
  2.3 - Política Econômica do Absolutismo

3 - O Absolutismo
  3.1 - Características
  3.2 - Os teóricos do Absolutismo

Assista ao vídeo sobre o Absolutismo e o Mercantilismo


4 - Reforma Protestante e Contrarreforma
  4.1 - O Papel da Igreja Católica
  4.2 - Crise da Igreja
  4.3 - Santa Inquisição

Resolução dos Exercícios do Módulo trabalhados em sala e extra-classe.


RESPOSTA DA PÁG 08

1-PESSOAL. OS ALUNOS DEVERÃO DESTACAR A NECESSIDADE QUE TINHA O REI DE FINANCIAR UM EXÉRCITO NACIONAL E DE TODO O  APARATO BUROCRÁTICO PARA O ESTABELECIMENTO DE UM ESTADO NACIONAL. DEVERÃO, AINDA, DESTACAR O DESEJO DA BURGUESIA DE ASCENSÃO SOCIAL E DE VANTAGENS COMERCIAIS.

2- A REFORMA PROTESTANTE DESVIOU A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES DA IGREJA PARA UM PROBLEMA MAIOR, DEIXANDO OS MONARCAS COM CERTA AUTONOMIA PARA REALIZAREM A CONCENTRAÇÃO DE PODERES. É IMPORTANTE DESTACAR QUE O PAPA NÃO DESEJAVA PERDER O SEU PAPEL DE LÍDER ÚNICO NA EUROPA. A REFORMA TAMBÉM ENFRENTOU A INSTITUIÇÃO ECLESIÁSTICA CO MO UM TODO.


3- LETRAS.

A)      FORMARAM-SE A PARTIR DA CRISE SOCIAL E POLÍTICA DO SISTEMA FEUDAL, QUANDO NOVAS ESTRATÉGIAS POLÍTICAS, ECONOMICAS ESOCIOCULTURAIS FORAM SENDO EMPREGADAS NO FINAL DO SÉCULO XIV E INÍCIO DO XV. DESENVOLVERAM-SE EM TEMPOS DEFERENCIADOS, ASSUMINDO CARACTERÍSTICAS  PRÓPRIAS EM FUNÇAÕ DAS PARTICULARIDADES NACIONAIS DE CADA ESTADO.

 Na página. 09

B)      OS ALUNOS PODERÃO CITAR FORMAÇÃO DE UM EXÉRCITO NACIONAL, INSTITUIÇAÕ DA JUSTIÇA REAL, CENTRALIZAÇÃO E UNIFICAÇÃO ADMINISTRATIVAS, IMPOSTOS PASSARAM A SER COBRADOS PELO ESTADO, UNIFICAÇÃO DE PESOS E MEDIDAS, ADOÇÃO DE MOEDAS ÚNICAS.

4- LETRAS. 

A)     A NOBREZA E A BURGUESIA. OS NOBRES APOIAVAM UM REGIME FORTE E CENTRALIZADO, POIS CONTAVAM COM ELE PARA POR FIM AS INSURREIÇÕES CAMPONESAS. OS BURGUESES APOIAVAM O REGIME, PORQUE NECESSITAVAM DE REGRAS  CLARAS, BEM DEFINIDAS EM SEUS NEGÓCIOS E, SOBRETUDO, DE SEGURANÇA PARA O COMÉRCIO.

B)      UNINDO-SE A BURGUESIA, QUE POSSUÍA CONDIÇÕES ECONOMICAS PARA FINANCIAR O PROCESSO E MANTER O CRESCIMENTO ECONOMICO DO ESTADO, POR MEIO DO PAGAMENTO DE IMPOSTOS.

5.
1- (V)
2- (F)
3- (V)
4- (V)
5- (F)

Na página 10.

LETRAS.

A)     SOMENTE COM A EXISTENCIA DE UM EXÉRCITO BEM TREINADO E EQUIPADO, SEMPRE EM PRONTIDÃO, UM PRÍNCIPE DEVE SE SENTIR SEGURO.

B)      SOLDADOS MERCENÁRIOS LUTAM APENAS POR DINHEIRO, ABANDONANDO O PRÍNCIPE A SUA PRÓPRIA SORTE SE O SOLDADO NÃO FOR O DESEJADO, SE GUERRA PENDER PARA O INIMIGO E AINDA HÁ O PERIGO DE SAQUES SE OS DESPONJOS DE GUERRA NÃO FOREM CONSIDERADOS SUFICIENTES.


C)      O EXÉRCITO NACIONAL FORMADO POR SOLDADOS QUE ESTÃO DEFENDENDO SEU REINO, SEU REI E SUAS FAMÍLIAS.

Na página 11.

07- MAQUIAVEL DEFENDIA QUE, PARA UM GOVERNO CHEGAR AO PODER OU PERMANECER NELE, TODOS OS MEIOS ERAM VÁLIDOS.
ELE ESTABELECEU A SEPARAÇÃO ENTRE A MORAL E A POLÍTICA.

08- PESSOAL. É IMPORTANTE OS ALUNOS INCLUÍREM, EM SUAS RESPOSTAS, A IDÉIA DE QUE, SEGUNDO HOBBES, O GOVERNO DEVE EXISTIR PARA GARANTIR A SEGURANÇA DE SEUS CIDADÃOS, OU SEJA, O GOVERNO DEVE PROTEGER OS HOMENS DAS MÁS AÇÕES DE OUTROS HOMENS. SOMENTE ASSIM A VIDA EM SOCIEDADE É POSSÍVEL.

09- LETRAS.

A)     OS ALUNOS DEVEM CONSIDERAR QUE, NA OBRA DE MAQUIAVEL, O AUTOR PREOCUPA-SE EM AJUDAR OS GOVERNANTES A MANTER A PAZ E A ORDEM, NÃO IMPORTANDO COM QUE MEIOS. MAQUIAVEL NÃO SE PREOCUPA COM QUESTÕES DE ÉTICAS E DE MORAL, CONTANTO QUE SEU OBJETIVO SEJA ALCANÇADO.
B)      AQUELAS QUE SÃO LEVADAS A EFEITO DE UMA ÚNICA VEZ, INSPIRANDO CONFIANÇA E CONQUISTANDO A SIMPATIA DOS SÚDITOS.


PÁGINA 20.

1-      FOI O PROCESSO DE CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA QUE OCORREU NA EUROPA NO FINAL DA IDADE MÉDIA E INICIO DA IDADE MODERNA.

2-      LETRAS.

A)     COM ESSA AFIRMAÇÃO, O REI LUÍS XIV DESEJAVA DEIXAR EVIDENTE QUE A FRANÇA ERA GOVERNADA POR ELES. A FIGURA DO REI SE CONFUNDIA COM A DEFINIÇÃO DE ESTADO NACIONAL. O REI ERA A PERSONIFICAÇÃO DO ESTADO.
PÁGINA 21.

B)      A RAINHA ELIZABETH 1 CONTROLAVA TODOS OS SETORES DA POLÍTICA, SENDO SUA VOZ MAIS PODEROSA QUE A DO PARLAMENTO.

C)      LUÍS XIV, APÓS ASSUMIR DE FATO O PODER, AOS 18 ANOS, NÃO DESEJAVA DIVIDI-LO NEM MESMO COM UM PRIMEIRO MINISTRO, CONCENTRANDO TODOS OS PODERES EM SUA PESSOA.

3-      A GUERRA DOS CEM ANOS.

4-      O REI NECESSITAVA DE RECURSOS PARA MANTER SUAS CONQUISTAS. A MANUTENÇÃO DO ESTADO E SUA PROTEÇÃO DEPENDIAM DOS LUCROS CONSEGUIDOS POR MEIO DE UMA ECONOMIA QUER OBJETIVASSE O LUCRO.

5-      PARA QUE O REINO SE DESENVOLVESSE, HAVIA A NECESSIDADE DE EXPORTAR MAIS DO QUE IMPORTAR, MANTENDO DINHEIRO NOS COFRES REAIS (balança comercial favorável). POR MEIO DE LEIS QUE DIFICULTAVAM OU IMPOSSIBILITAVAM AS IMPORTAÇÕES (protecionismo alfandegário). AS DIVISAS CONSEGUIDAS COM AS EXPORTAÇÕES PERMANECIAM NO REINO.

6-      UMA LEI QUE PERMITIU LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITO AOS HUGUENOTES (calvinistas) DE EXERCEREM CARGOS PÚBLICOS.

Na Página 22

7-      RÍGIDO CONTROLE SOBRE OS CONSELHEIROS DE ESTADO, O PARLAMENTO FOI IGNORADO PELA RAINHA, QUE NÃO O CONSULTOU PARA APROVAR NOVAS LEÍS, IMPOSIÇÃO DA RELIGIÃO ANGLICANA, CONSIDERANDO-A COMO ÚNICA OFICIAL DO ESTADO, EXPASIONISMO TERRITORIAL COM ANEXAÇÃO DA IRLANDA E DA ESCÓCIA, EXPANSÃO DO COMÉRCIO MARÍTIMO, COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA DO NORTE.

8-      RESPOSTA.
( D )

9-      RESPOSTA.
( C )

ATENÇÃO: As atividades do Módulo serão contabilizadas para o somatório da nota final desta Unidade. Não perca os prazos!

II UNIDADE 

1 - Expansão Marítima

obs: leia os conteúdos do Módulo e responda os exercícios (breve colocaremos o gabarito dos exercício da II Unidade.


Assista ao vídeo animado sobre as Grandes Navegações



Mais vídeo


Mais uma dica: A Conquista do Paraíso (filme completo legendado)


2- Renascimento 


As obras renascentistas foram marcadas pela riqueza de detalhes e a reprodução de traços humanos.
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

Vídeo


Aula sobre o Renascimento e Reforma Protestante