quarta-feira, 2 de março de 2011

Produção de Vídeo: um novo aliado no ensino-aprendizado




O Cinemação: uma ideia na cabeça e um celular na mão está fundamentado na metodologia educomunicativa e na utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e tem como base a educação pela autoria e pelo protagonismo, concebendo a utilização da linguagem cinematográfica como forma de promover, nas escolas, ações criativas entre educandos e educadores em torno do eixo temático juventude-educação-cidadania. Igualmente, visa produzir uma reflexão acerca do uso responsável e da potencialidade do valor transformador das tecnologias que gravam com imagens e sons – como é o caso dos aparelhos celulares e das câmeras fotográficas e de filmagem – tão constantes na vida dos estudantes.


Implantado, no ano 2008, como experiência-piloto, em nove escolas de Salvador, o Cinemação foi um sucesso, tendo significativa e expressiva adesão e receptividade nessas unidades escolares. Fato este que fez com que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia formalizasse e estendesse o Projeto para toda a Rede Estadual de Ensino, na perspectiva de transformar a linguagem do cinema em um dos instrumentos para a aprendizagem e divulgação de trabalhos interdisciplinares entre os jovens educandos.


Os trabalhos audiovisuais, produzidos por estudantes baianos, por meio do Cinemação, irão representar o Brasil no Encontro Ibero-Americano de Arte/Educação, Cultura e Cidadania, no México, em outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário